Os efeitos da Lei nº 13.709/2018 entraram em vigor em agosto de 2021 para organizações públicas e privadas. Nessa data, o Brasil se juntou à de 100 países nos quais existem normas para definir os limites de coleta e tratamento de dados pessoais. Ou seja, leis de proteção de dados.
Para entender melhor como funciona essa Lei, explicaremos neste artigo:
O principal objetivo da Lei é proteger todos os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Ela foi elaborada de modo a oferecer também um cenário de segurança jurídica.
Sem essa lei, não é possível saber para qual finalidade os dados estão sendo coletado e por quanto tempo ficarão armazenados.
Aí está a importância de criar diretrizes claras para os clientes, que garantam que eles tenham confiança na sua instituição para compartilhar os seus dados.
Permissão para coletar dados ou “manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada” (artigo 5º, inciso XII).
A finalidade ou necessidade de a empresa possuir tais dados também deve ser explicitada.
O descumprimento da lei (resultado da não adequação) pode resultar em multas de até 2% do faturamento anual da empresa. Todas as empresas precisam ter transparência nas suas estratégias e políticas quanto ao uso de dados pessoais.
Uma das principais preocupações de uma empresa é garantir que o cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca. Mesmo que pareça simples, criar e manter uma boa relação com os consumidores é um trabalho complexo.
O setor de TI é o responsável por oferecer ferramentas e serviços tecnológicos que otimizam a atuação dos colaboradores de uma empresa com o foco na experiência do consumidor.
Quando se trata de atendimento ao cliente, a coleta de dados permite que as empresas se alinhem e se mantenham à altura das expectativas dos consumidores.
Hoje vamos falar sobre:
Confira a seguir!
A experiência do cliente pode ser definida como a percepção que o usuário tem da sua marca. Essa experiência pode ser estruturada por meio de pilares como atendimento, produto e serviço.
Basicamente, a sua empresa precisa oferecer um atendimento que supere as expectativas do consumidor, comercializar um produto ou serviço com uma maior qualidade e moldar as opiniões positivas.
Mesmo que as estratégias sejam desenvolvidas por setores de marketing e publicidade, a venda pela internet de produtos e serviços é realizada com atendimentos totalmente virtuais, com a Tecnologia da Informação (TI) desempenhando um papel fundamental.
Esse setor fica responsável pelas manutenções do ambiente virtual, garantindo segurança, funcionalidade e disponibilidade.
Por isso, ter um setor de TI dentro do seu negócio é fundamental, já que são os profissionais dessa área que vão intermediar as melhores experiências para os clientes.