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Imagem de um teclado com uma tecla escrito LGPD com a bandeira do Brasil ao lado.

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)?

Os efeitos da Lei nº 13.709/2018 entraram em vigor em agosto de 2021 para organizações públicas e privadas. Nessa data, o Brasil se juntou à de 100 países nos quais existem normas para definir os limites de coleta e tratamento de dados pessoais. Ou seja, leis de proteção de dados. 

Para entender melhor como funciona essa Lei, explicaremos neste artigo:

  • O que é a LGPD?
  • Qual a necessidade de uma lei para a segurança de dados dos seus clientes?
  • O que é o conceito de “consentimento” presente na Lei?
  • Por que a sua empresa precisa se adequar à LGPD?

O que é a LGPD?

O principal objetivo da Lei é proteger todos os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Ela foi elaborada de modo a oferecer também um cenário de segurança jurídica.

  • Tal Lei define o que são dados pessoais e quais dados estão sujeitos a cuidados específicos (como os dados de crianças e adolescentes).
  • A LGPD também diz que não importa se a sede das empresas brasileiras está localizada no Brasil ou país estrangeiro: se há processamento de informações de pessoas que estão em território nacional, essa lei precisa ser seguida.

Qual a necessidade de uma lei para a segurança de dados dos clientes?

Sem essa lei, não é possível saber para qual finalidade os dados estão sendo coletado e por quanto tempo ficarão armazenados.

  • Com a lei, esse processamento deve ficar claro para o usuário, tendo em vista que ele pode consentir ou não o compartilhamento dos dados.

Aí está a importância de criar diretrizes claras para os clientes, que garantam que eles tenham confiança na sua instituição para compartilhar os seus dados.

O que significa “consentimento” para essa lei?

Permissão para coletar dados ou “manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada” (artigo 5º, inciso XII). 

  • A LGPD dá diversas garantias para os indivíduos, como, por exemplo, solicitar que seus dados pessoais sejam excluídos.

A finalidade ou necessidade de a empresa possuir tais dados também deve ser explicitada. 

Por que a sua empresa precisa se adequar à LGPD?

O descumprimento da lei (resultado da não adequação) pode resultar em multas de até 2% do faturamento anual da empresa. Todas as empresas precisam ter transparência nas suas estratégias e políticas quanto ao uso de dados pessoais. 

Para saber mais sobre a importância da segurança de dados, siga a BNP nas redes sociais.

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Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu cliente?

Uma das principais preocupações de uma empresa é garantir que o cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca. Mesmo que pareça simples, criar e manter uma boa relação com os consumidores é um trabalho complexo. 

O setor de TI é o responsável por oferecer ferramentas e serviços tecnológicos que otimizam a atuação dos colaboradores de uma empresa com o foco na experiência do consumidor. 

Quando se trata de atendimento ao cliente, a coleta de dados permite que as empresas se alinhem e se mantenham à altura das expectativas dos consumidores. 

Hoje vamos falar sobre:

  • Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?
  • Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Confira a seguir!

Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?

A experiência do cliente pode ser definida como a percepção que o usuário tem da sua marca. Essa experiência pode ser estruturada por meio de pilares como atendimento, produto e serviço

Basicamente, a sua empresa precisa oferecer um atendimento que supere as expectativas do consumidor, comercializar um produto ou serviço com uma maior qualidade e moldar as opiniões positivas. 

  • Esse processo se inicia a partir do primeiro contato com do cliente. 
  • Todas essas etapas devem estar alinhadas com o objetivo de ganhar a confiança e os bons sentimentos do cliente, entregando a melhor percepção possível da sua empresa.

Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Mesmo que as estratégias sejam desenvolvidas por setores de marketing e publicidade, a venda pela internet de produtos e serviços é realizada com atendimentos totalmente virtuais, com a Tecnologia da Informação (TI) desempenhando um papel fundamental.

Esse setor fica responsável pelas manutenções do ambiente virtual, garantindo segurança, funcionalidade e disponibilidade. 

Por isso, ter um setor de TI dentro do seu negócio é fundamental, já que são os profissionais dessa área que vão intermediar as melhores experiências para os clientes. 

A BNP Soluções pode auxiliar a sua empresa com os serviços de TI. Clique aqui e entre em contato conosco.