BNP

Blog
Imagem de uma mulher branca, sentada com as pernas cruzadas e com um tablet preto em uma das suas mãos.

Saiba a importância do plano de contingência empresarial

Todas as organizações estão expostas a riscos que independem do controle dos gestores. Ainda é comum vermos empresas que sofrem com a perda de arquivos ou documentos, o que resulta em um grande prejuízo e dificuldades para a recuperação. Para evitar esse tipo de situação, é necessário que seja definido um plano de contingência empresarial. 

Se você ainda não conhece ou não sabe como preparar um plano de contingência, fique tranquilo. Hoje separamos um artigo para lhe explicar sobre:

  • O que é um plano de contingência empresarial?
  • Quais são as suas principais vantagens?

Confira a seguir!

O que é um plano de contingência empresarial?

Em resumo, o plano de contingência empresarial é composto por um conjunto de ações e informações sobre o que precisa ser feito em casos de imprevisto. Ele se baseia em treinamentos sobre ações e procedimentos que devem ser adotados diante de ocorrências como:

  • Incêndios
  • Inundações 
  • Falta de energia ou água 
  • Ataques cibernéticos
  • Perda de documentos importantes
  • Acidentes de trabalho
  • Greves ou paralisações 

Esses problemas podem acabar prejudicando a rotina das organizações de diversas formas. Assim, o plano de contingência empresarial é fundamental dentro do seu negócio, para que a segurança de sua companhia não seja comprometida. 

Para que ele funcione conforme o planejado, todas as ações devem ser descritas e de total conhecimento dos funcionários. Eles também precisam passar por treinamentos sobre as táticas que serão usadas. 

Graças ao plano de contingência empresarial é possível:

  • Diminuir as perdas em caso de acidentes
  • Visualizar de forma ampla os riscos
  • Criar um espírito de preservação que abarque todos os colaboradores 

Quais são as suas principais vantagens?

Agora que você entende melhor sobre o plano de contingência empresarial, vamos lhe explicar quais são as vantagens oferecidas por ele. 

  • Garante o desenvolvimento da empresa 

Uma das principais vantagens do plano de contingência é que ele pode ser usado como uma ferramenta para reparar e diminuir os riscos de uma organização, fazendo com que a empresa continue se desenvolvendo dentro do seu mercado mesmo em momentos complicados, como aqueles propiciados por:

  • Crise econômica 
  • Mudanças tecnológicas 
  • Alteração no perfil do público 
  • Entrada de novos concorrentes
  • Orienta o comportamento da equipe

Os funcionários, por meio do plano, são devidamente treinados para quaisquer situações que possam ocorrer, sem precisar necessariamente da instrução de seus superiores pontualmente. 

Graças ao plano, o colaborador entende qual a melhor forma de reagir em determinada situação, minimizando os danos dentro da organização.

Conte com a BNP Soluções!

A BNP Soluções trabalha há mais de 27 anos com o objetivo de proporcionar um setor em TI de ponta, independentemente do porte ou do segmento do cliente. Somos profissionais preparados para ser a equipe de TI de sua empresa.

Para saber mais sobre as vantagens de uma equipe de TI, entre em contato conosco.

Busca

Categorias

últimas Notícias

Mão de um homem com a palma para cima simulando segurar 5 estrelas.

Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu cliente?

Uma das principais preocupações de uma empresa é garantir que o cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca. Mesmo que pareça simples, criar e manter uma boa relação com os consumidores é um trabalho complexo. 

O setor de TI é o responsável por oferecer ferramentas e serviços tecnológicos que otimizam a atuação dos colaboradores de uma empresa com o foco na experiência do consumidor. 

Quando se trata de atendimento ao cliente, a coleta de dados permite que as empresas se alinhem e se mantenham à altura das expectativas dos consumidores. 

Hoje vamos falar sobre:

  • Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?
  • Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Confira a seguir!

Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?

A experiência do cliente pode ser definida como a percepção que o usuário tem da sua marca. Essa experiência pode ser estruturada por meio de pilares como atendimento, produto e serviço

Basicamente, a sua empresa precisa oferecer um atendimento que supere as expectativas do consumidor, comercializar um produto ou serviço com uma maior qualidade e moldar as opiniões positivas. 

  • Esse processo se inicia a partir do primeiro contato com do cliente. 
  • Todas essas etapas devem estar alinhadas com o objetivo de ganhar a confiança e os bons sentimentos do cliente, entregando a melhor percepção possível da sua empresa.

Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Mesmo que as estratégias sejam desenvolvidas por setores de marketing e publicidade, a venda pela internet de produtos e serviços é realizada com atendimentos totalmente virtuais, com a Tecnologia da Informação (TI) desempenhando um papel fundamental.

Esse setor fica responsável pelas manutenções do ambiente virtual, garantindo segurança, funcionalidade e disponibilidade. 

Por isso, ter um setor de TI dentro do seu negócio é fundamental, já que são os profissionais dessa área que vão intermediar as melhores experiências para os clientes. 

A BNP Soluções pode auxiliar a sua empresa com os serviços de TI. Clique aqui e entre em contato conosco.