BNP

Blog
Ilustração de diversos cadeados fechados em diversos tamanhos.

O que é criptografia de dados?

No mundo onde a maioria dos dados circula na internet, a segurança das informações empresariais e pessoais é uma das maiores preocupações. Assim, a criptografia de dados ganhou relevância, pois ela promove a segurança para transmissão de dados, por exemplo, como os relativos a transações financeiras realizadas. 

Para explicar melhor sobre como funciona esse método de segurança, hoje vamos falar sobre:

  • O que é a criptografia de dados?
  • Como ela pode ajudar na segurança da sua empresa?

Confira a seguir!

O que é a criptografia de dados?

A criptografia pode ser definida como um recurso tecnológico para o envio de mensagens e dados de forma codificada, para que apenas o emissor e o receptor tenham acesso ao conteúdo que está sendo compartilhado

Dessa forma, são eliminadas todas as possibilidades de que uma terceira pessoa tenha acesso a tais informações. Esse é um dos principais métodos utilizado por empresas para a proteção de dados, pelo seu alto nível de eficácia.

  • A criptografia faz parte das soluções em TI, então é essencial que todos os profissionais da área saibam o que é e como funciona esse recurso de proteção, que é requerido, inclusive, pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Quais as suas modalidades?

Antes de entender mais como funciona essa tecnologia, é preciso entender as suas modalidades. As utilizadas atualmente são: 

  • Criptografia simétrica: utiliza a mesma chave de segurança para cifrar ou decifrar uma mensagem. Somente o emissor e o receptor possuem essa chave e, portanto, apenas eles podem visualizar o que foi compartilhado. 
  • Criptografia assimétrica: existem duas chaves, uma para cifrar e outra decifrar, não sendo necessário o seu compartilhamento.

A criptografia assimétrica, mais utilizada, ficou conhecida como “proteção de ponta a ponta”, já que a comunicação protege as informações de forma robusta e verificável. 

Como dito, ela trabalha duas chaves:

  • Chave pública: distribuída a todos que querem se comunicar, permitindo que o conteúdo das mensagens seja cifrado.
  • Chave privada: única e exclusivamente do destinatário, permitindo-lhe que a mensagem seja visualizada com total segurança, apenas por ele. 

Com essa criptografia, as empresas conseguem estruturar suas rotinas de forma mais robusta e entregar um alto nível de confiabilidade. 

Sua aplicação pode ser feita:

  • No armazenamento de informações sobre determinado projeto, como relatórios de desempenhos, tabelas de etapas e códigos-fonte do sistema. 

A estruturação de um sistema de armazenamento de informações necessita da criptografia porque ela garante máxima proteção dessa “gaveta de informações”. 

  • Na comunicação interna da companhia, já que a troca de informações integra o time, garante mais celeridade e promove mais inovação na resolução de problemas. 

A criptografia é extremamente necessária nessa aplicação, por isso, deve-se buscar soluções de TI que trabalhem com a criptografia de ponta.

Por que a sua empresa precisa de segurança digital?

Em todos os setores, a segurança de dados deve ser uma das prioridades. Quando se investe nessa proteção de dados, uma empresa consegue evitar vazamento de informações, fica alinhada com as obrigatoriedades previstas em lei e torna o seu serviço mais confiável.

A BNP Soluções trabalha há mais de 26 anos com soluções de TI para tornar a sua empresa melhor, seja do setor privado ou do setor público.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco.

Busca

Categorias

últimas Notícias

Mão de um homem com a palma para cima simulando segurar 5 estrelas.

Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu cliente?

Uma das principais preocupações de uma empresa é garantir que o cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca. Mesmo que pareça simples, criar e manter uma boa relação com os consumidores é um trabalho complexo. 

O setor de TI é o responsável por oferecer ferramentas e serviços tecnológicos que otimizam a atuação dos colaboradores de uma empresa com o foco na experiência do consumidor. 

Quando se trata de atendimento ao cliente, a coleta de dados permite que as empresas se alinhem e se mantenham à altura das expectativas dos consumidores. 

Hoje vamos falar sobre:

  • Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?
  • Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Confira a seguir!

Por que a experiência do cliente é importante para a sua empresa?

A experiência do cliente pode ser definida como a percepção que o usuário tem da sua marca. Essa experiência pode ser estruturada por meio de pilares como atendimento, produto e serviço

Basicamente, a sua empresa precisa oferecer um atendimento que supere as expectativas do consumidor, comercializar um produto ou serviço com uma maior qualidade e moldar as opiniões positivas. 

  • Esse processo se inicia a partir do primeiro contato com do cliente. 
  • Todas essas etapas devem estar alinhadas com o objetivo de ganhar a confiança e os bons sentimentos do cliente, entregando a melhor percepção possível da sua empresa.

Como os serviços de TI ajudam na experiência do seu consumidor?

Mesmo que as estratégias sejam desenvolvidas por setores de marketing e publicidade, a venda pela internet de produtos e serviços é realizada com atendimentos totalmente virtuais, com a Tecnologia da Informação (TI) desempenhando um papel fundamental.

Esse setor fica responsável pelas manutenções do ambiente virtual, garantindo segurança, funcionalidade e disponibilidade. 

Por isso, ter um setor de TI dentro do seu negócio é fundamental, já que são os profissionais dessa área que vão intermediar as melhores experiências para os clientes. 

A BNP Soluções pode auxiliar a sua empresa com os serviços de TI. Clique aqui e entre em contato conosco.